sexta-feira, 18 de março de 2011

ACARTE AGUARDA REUNIÃO COM PREFEITO DE LIMEIRA

Acarte aguarda reunião com prefeito para definir atividades para este ano

A Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira (Acarte) espera desde outubro do ano passado uma reunião com o prefeito Sílvio Félix para tratar de diversos assuntos relacionados às atividades culturais que serão desenvolvidas no município este ano.

De acordo com o presidente da associação, Marcos Lima, as reivindicações são: plano municipal da cultura; formação de um conselho para receber recursos do Ministério da Cultura; leis de incentivo; regulamentar o Fundo Municipal da Cultura e decisões para colocar em prática as resoluções direcionadas na nossa Conferência Municipal de Cultura. Segundo Lima, o adiamento da reunião é devido à mudança de secretário. "Foi comunicada a saída do atual secretário Adalberto Mansur e o retorno do vereador Farid Zaine, porém, Mansur não desocupou o cargo de vez, mesmo fazendo até uma confraternização de despedida", diz. Lima ainda salienta que entrou em contato com Farid, que não soube informar em que data assumirá a Secretaria da Cultura.
A falta de atenção com os artistas limeirenses tem prejudicado o planejamento de 2011. "Nosso objetivo é fomentar a cultura na cidade. Hoje, existem diversos grupos e associações que levam entretenimento à população, mas dependemos do poder público para o bom andamento dos projetos", ressalta. "A secretaria não vem funcionando a contento, já que o atual secretário tem deixado as novas resoluções para o retorno de Farid Zaine", completa.

Em relação à programação da Cultura, Lima diz que resume-se na apresentação da Orquestra Sinfônica, das duas corporações musicais, e mais duas ou três atividades ligadas à biblioteca e ao Departamento de Cultura Afrodescendente e da Integração Étnica (Decadie). "Precisamos de uma definição, afinal, os grupos estão prontos para programar as apresentações deste ano e oferecer opções de lazer aos limeirenses", afirma.

A Prefeitura ainda não enviou resposta de quando será marcada a reunião e sobre a mudança na Secretaria Municipal da Cultura. (VO)

FONTE:

PRONUNCIAMENTO DO SECRETÁRIO DA CULTURA

O TRABALHO PELA CULTURA

Secretário se pronuncia sobre posicionamento da ACARTE

Foi com surpresa que li as declarações do Sr. Marcos Lima, presidente da Associação dos Artistas e Técnicos de Limeira (Acarte), publicadas na Pág. 12 da “Gazeta de Limeira” de 13/03/2011. http://www.gazetadelimeira.com.br/Noticia.asp?ID=46735

Somente quem desconhece o cotidiano da Secretaria Municipal da Cultura pode acreditar que esta Pasta não segue seu ritmo de trabalho.


Basta informar que, nos últimos dias, tratamos de questões envolvendo as obras no Palacete Levy, Centro Cultural e Biblioteca no Parque Cidade.

Nos meses iniciais do ano proporcionamos espetáculos no Teatro Nair Bello e Parque Cidade, locais escolhidos em razão de outra obra esperada – as reformas no Teatro Vitória.

Estamos finalizando os procedimentos para mais uma edição do Festival Paulista de Circo, evento que traz ao município um investimento de mais de R$ 1 milhão e que este ano terá um espaço exclusivo para os artistas locais. A Escola Popular de Música iniciou as aulas em novo prédio, na Estação Ferroviária, que foi totalmente adaptado para receber os alunos.

Por falar em novo prédio, estamos no processo de ocupação da sede da secretaria, na Rua Senador Vergueiro, num amplo espaço para exposições e apresentações, além de abrigar órgãos municipais e estaduais da área. Frise-se que o pessoal do Teatro Vitória, diante das obras no prédio, focou suas forças em ações como a Mostra Municipal de Bandas, cujo tema em fevereiro foi “samba”, tendo como local o bairro Ernesto Kühl.

O Departamento de Cultura Afrodescendente e de Integração Étnica (Decadie) já realizou este ano o Simpósio de Igualdade Racial, e nos próximos dias organizará um encontro regional de órgãos públicos que cuidam da questão do negro em cidades paulistas.

Detalhes da “Via Sacra” e do Festival Viola de Todos os Cantos geram reuniões quase diárias na secretaria ou em suas unidades. Funcionários da secretaria participam de capacitações relacionadas ao funcionamento do Museu Histórico e Pedagógico, órgão municipal que, pela primeira vez, implantará um plano museológico doado pelo governo estadual. A equipe das bibliotecas municipais iniciou a temporada 2011 da Banca de Troca de Livros na Praça Toledo Barros e já realizou sorteios como forma de incentivar a leitura.

Detalhe: tudo isso é divulgado pelos jornais, pelo que somos gratos, e pelo blog da Secretaria da Cultura, além de ser enviado ao e-mail de milhares de limeirenses.

As mudanças administrativas previstas geram dúvidas, mas também trazem a certeza que o trabalho não foi paralisado em nenhum momento. Afinal de contas, a secretaria é formada por uma equipe competente. Ao mesmo tempo, a cultura nunca para, pois ela não é propriedade de algum órgão público ou associação. É propriedade do povo.


Adalberto Mansur
Secretário da Cultura


Segue abaixo programação para março 2011

QUEM QUISER COMENTAR, FIQUE À VONTADE.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL LIMEIRA - MARÇO 2011

Confira a programação de eventos da Secretaria Municipal da Cultura para o mês de março:


Música: CORPORAÇÃO MUSICAL ARTHUR GIAMBELLI
Domingo, dias 06 e 20 de Março às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retreta sob a regência de Leandro Pereira.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita


Música: CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES
Domingo, dias 13 e 27 de Março às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retretas sob a regência do Maestro Fernando Barreto.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita

Leitura: BANCA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS
Domingo, dia 13 de Março das 9h às 13h – Praça Toledo Barros
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita


Evento: 1° ENCONTRO REGIONAL DE CONSELHOS MUNICIPAIS E LIDERANÇAS DO MOVIMENTO NEGRO E AFRO-DESCENDENTE
Domingo, dia 20 de Março das 10h às 17h – Hotel Nacional Inn
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita


Música: “5ª MOSTRA CULTURAL DE BANDAS” – MPB
Sexta-feira, dia 25 de Março das 19h às 22h – Bairro Boa Vista
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita


Dança: "MOVIMENTO VITAL EXPRESSIVO E DANÇA CIRCULAR"
Domingo, dia 27 de Março às 9h30 – Parque Cidade
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita



Música: “CONCERTO NO PARQUE” – ORQUESTRA SINFÔNICA DE LIMEIRA
Domingo, dia 27 de Março às 11h – Parque Cidade
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita


Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
culturalimeira@yahoo.com.br
www.twitter.com/culturalimeira

Fonte: http://culturalimeira.blogspot.com

ACARTE CONHECE...

ACARTE CONHECE...
Aline Savazzi