terça-feira, 30 de abril de 2013

FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA



PARTICIPE



Secretaria da Cultura de Limeira vai aderir ao Sistema Nacional de Cultura

Um dos planos de governo do prefeito Paulo Hadich é incluir o município ao Sistema Nacional de Cultura. Todos os procedimentos estão em fase de avaliação para posterior assinatura para que o município se integre ao Sistema. 

A Constituição de 1988, em seu artigo 215, diz que "o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais". Desde então o tema começou a ser abordado de forma mais democrática e inclusiva. Além disso, a Cultura passou a ser vista nos aspectos simbólico-cidadã e econômico.

O Conselho Municipal de Política Cultural é uma instância colegiada de caráter permanente, consultivo, normativo e deliberativo, vinculada ao poder executivo, com uma estrutura pertencente ao órgão da administração pública responsável pela área da Cultura. No caso de Limeira, a Secretaria da Cultura.

No aspecto de construção de políticas públicas culturais, em conjunto com a sociedade, talvez seja um dos objetivos mais importantes.

Criado por lei tem como principais atribuições: propor e aprovar, a partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar a sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura (Fundo de Cultura) e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos.

Fóruns Setoriais:
Os Fóruns Setoriais são reuniões com as pessoas envolvidas na área cultural e tem por objetivos básicos, unir as pessoas afins, elencar informações, organizá-las e encaminha-las àqueles que irão representá-los no Conselho Municipal de Política Cultural.

Representado por pessoas pró ativas, interessadas, comprometidas pela área e aptas a representar o segmento, elegerão um representante e um suplente para ocuparem um assento no Conselho Municipal de Cultura.

Abaixo segue as datas e horários de realização dos fóruns para formação do Conselho Municipal de Política Cultural de Limeira e os respectivos profissionais da área:

Patrimônio e Arquitetura – 02/05 (quinta-feira) às 19h - Palacete Levy - Arquiteto, Urbanista, Paisagista, Engenheiro Civil, Arqueólogo, Historiador, Antropólogo, Pesquisador, Museólogo, Restaurador, Conservador, Topógrafo, Geólogo, Tecnólogo.

Literatura – 06/05 (segunda-feira) às 19h - Palacete Levy - Escritor, Poeta, Romancista, Contista, Cronista, Dramaturgo, Roteirista, Novelista, Biblioteconomista.

Organização Cultural Não-Governamental – 07/05 (terça-feira) às 19h - Palacete Levy - Grupos do Terceiro Setor, Pontos de Cultura, Associações, Faculdade/Universidade

Cultura Popular – 08/05 (quarta-feira) às 19h - Palacete Levy - Culturas Regionais, Estrangeira e Étnicas, Capoeira, Agremiações Carnavalescas e Folclóricas

Artesanato – 09/05 (quinta-feira) às 19h - Bonecos e Fantoches, Jóias e Bijuterias, Louças e Cerâmica, Tecelagem e Fiação, Trabalhos em Madeira, Tricô e Bordados, Reciclado, Customização, Luthier além de outras técnicas realizadas com as mãos.

Dança - 10/05 - segunda-feira, às 19h - Palacete Levy - Bailarino, Dançarino, Coreógrafo, Professor, Maitre, Ensaiador.

Arte Visual – 11/05 (sábado) às 10h - Palacete Levy - Pintor, Desenhista, Escultor, Gravador, Fotógrafo, Grafiteiro, Cartunista, Colecionador, Artista Plástico, Designer, Artista Digital, Artista de Audiovisual, Estilista, Caricaturista, Professor de Artes Plásticas

Produtor Cultural – 13/05 (segunda-feira) às 19h - Palacete Levy - Antiquário, Companhia Teatral, Construtora, Cooperativa de Artesanato, Distribuidora, Divulgadora, Editora, Empresa Circense, Empresa de Arquitetura, Empresa de Consultoria, Empresa de Designer, Empresa de Produção Cultural, Empresa de Publicidade, Empresa Musical, Exibidora, Galeria, Gráfica, Indústria, Livraria, Loja de Produtos Artesanais, Loja de Produtos de Designer, Produtora de Ópera, Produtora Cinematográfica, Produtora de Circo, Produtora de Dança, Produtora de Espetáculos de Teatro, Produtora de Feiras Produtora de Feiras e Festivais, Produtora de Festivais, Produtora de Shows, Produtora Fonográfica, Produtora Musical, Promotora do Livro e da Leitura, Sebo.

Trabalhadores da Cultura – 15/05 (quarta-feira) às 19h - Palacete Levy - Aderecista, Arquivista, Arte Educador, Artista Gráfico, Assistente de Câmera, Assistente de Som, Atendente de Locadora de Vídeo, Bibliotecário, Bilheteiro, Cabeleireiro, Camareira, Capista, Caracterizador, Cartógrafo, Cinegrafista, Copidesque, Copista, Cortineiro, Costureira, Crítico, Desenhista, Designer, Dublador, Eletricista, Engenheiro de Som, Figurinista, Gestor Cultural, Iluminador, Jornalista, Locutor, Maquiador, Maquinista, Marceneiro, Mestre de Pista, Microfonista, Monitor, Museólogo, Operador de Luz, Operador de Som, Porteiro, Preparado: Texto, Vocal e Corporal, Preparador de Texto, Produtor Fonográfico, Projecionista, Restaurador, Revisor, Sonoplasta, Técnico de Computação Gráfica, Técnico de Finalização Gráfica, Técnico de Palco, Técnico de Serviços de Apoio Administrativo, Técnico de Serviços de Infraestrutura dos Equipamentos Culturais, Técnico de Som, Tradutor, Transcritor, Vendedor de Produtos Culturais.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone da Cultura: (19) 3451 0502, ou no blog da Cultura www.culturadelimeira. wordpress.com.br.

domingo, 21 de abril de 2013

ACARTE 4 ANOS




Hoje, 21 de Abril de 2013, gostaria de agradecer a todos que acreditaram no trabalho da ACARTE.
Uma associação que vem buscando lutar pelos anseios dos artistas, produtores culturais, gestores culturais e técnicos da área cultural.
O caminho ainda é longo, mas com vontade de crescer sabemos que temos muito a realizar.
Parabéns aos Diretores que já passaram pela ACARTE e as boas vindas à nova Diretoria que se inicia hoje.
Tenham um ótimo mandato, acreditando que a cultura de nossa cidade pode cada vez mais ser uma referência para a região e quem sabe um dia, para o país.

Obrigado a todos.

Marcos Lima
Presidente ACARTE -  2009 a 2013




quarta-feira, 17 de abril de 2013

NOVA REVISTA CULTURAL DO MINC

Nova Revista do MinC

12 de abril de 2013

A nova revista do Ministério da Cultura (MinC) chegou com um visual moderno, valorizando o espaço para fotografias e com interface na Web. Em suas 50 páginas o leitor poderá encontrar uma ampla gama de informações sobre as realizações do ministério expostas de forma sucinta e valorizadas por uma diagramação arejada.
Esta é a primeira revista produzida na gestão da ministra Marta Suplicy e teve o objetivo de levar até o público informações sobre as principais realizações da MinC no ano de 2012 e traçar um panorama do trabalho que será realizado em 2013. A revista é uma realização da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Cultura (Ascom/MinC) e conta com uma tiragem de 40 mil exemplares.
O leitor interessado em conhecer o conteúdo da revista pode acessar a versão eletrônica ou procurá-la nas Representações Regionais e nas Instituições Vinculadas ao Ministério da Cultura. Nela poderá encontrar uma linguagem acessível, recheada de infográficos explicativos e os boxes 'Você Sabia', que trazem curiosidades sobre a Cultura brasileira





quinta-feira, 11 de abril de 2013

ACARTE REALIZA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE GRUPOS DE TEATRO DE LIMEIRA


REUNIÃO COM GRUPOS DE TEATRO DE LIMEIRA

No dia 09/04/2013, foi realizada uma reunião entre os Grupos de Teatro de Limeira, com a coordenação da ACARTE – Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira, a qual foi coordenada pelo Presidente da ACARTE Sr. Marcos Lima, para que os mesmos pudessem discutir assuntos referentes à área em que atuam.  Os grupos abaixo relacionados decidiram em comum acordo e por unanimidade as resoluções que se seguem e solicitam que a Secretaria Municipal de Cultura de Limeira possa utilizar-se destas resoluções para que os grupos possam participar das atividades referentes as suas áreas.

GRUPOS REPRESENTADAS NA REUNIÃO:
Borandá
Ponta D’Areia
Pelo de Gato Preto
Procênio
Abaçaiados
Esfarrapados e Argilosos
Leões das Artes
Cirurgiões da Alegria
Cena Livre
Contariá

Pauta:

Mostra Municipal de Teatro
Festival Nacional de Teatro
Mapa Cultural Paulista
Utilização do Teatro Vitória

AS RESOLUÇÕES SERÃO ENVIADAS AO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA DE LIMEIRA Sr. Nivaldo Menezes.










terça-feira, 9 de abril de 2013

VOTAÇÃO DA DIRETORIA DA ACARTE PARA BIÊNIO 2013 A 2015


ELEIÇÕES NOVA DIRETORIA 2013

Em Assembléia Geral de constituição da nova diretoria da ACARTE – Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira, no dia 08/04/2013, por votação unânime dos associados presentes, ficou constituída a nova diretoria para o biênio de 2013 a 2015.

Que toma posse em 21/04/2013

A nova Diretoria ficou constituída da seguinte forma:
Presidente: Sr. Otacílio Cesar Monteiro
Vice Presidente: Sr. Marcos Olímpio

1º Secretário: Sr. Eliseu Pereira
2º Secretário: Sr. Vladimir Vaz              
1º Tesoureiro: André Oliveira
2ª Tesoureira: Kátina Souza

Diretor de Eventos e Articulações:
 Sr. Marcos Lima

                Conselho Fiscal:
Sr. Robson Barboza
Sra. Gláucia Billato
Sra. Raquel Pavanelli

                Coordenadores de áreas culturais:
Dança: Sr. Riberto Bastelli
Música: Julio Zanini
Artes Cênicas  Suelen Zacharias




segunda-feira, 1 de abril de 2013

REUNIÃO DA DIRETORIA DA ACARTE E PREFEITO PAULO HADICH


Hoje 01/04 a Diretoria da ACARTE foi recebida pelo Prefeito Paulo Hadich, onde foram discutidos assuntos referentes ao desenvolvimento Cultural de nossa cidade.

A pauta foi: 

Instituição de uma Fundação Cultural em Limeira
Departamento de Cultura dentro da Secretaria de Educação
União das Pastas de Cultura e Turismo.
Projeto Feira Municipal de Cultura e Arte
Centro de Formação Cultural
Conselho de Políticas Culturais

Para nós da ACARTE é uma grande honra poder discutir assuntos relacionados à Cultura de forma PARTICIPATIVA.

É a primeira vez que fomos recebidos por um Prefeito da cidade e isto mostra que o Poder Executivo está de portas abertas para buscar melhorias para a nossa cidade.

Dentro em breve, teremos novidades para apresentar a todos.

Participaram da Reunião: Prefeito Paulo Hadich, Marcos Lima, Eliseu Pereira, Gláucia Bilatto e Washington Oliveira

Obrigado
Marcos Lima 




ACARTE CONHECE...

ACARTE CONHECE...
Aline Savazzi