quarta-feira, 29 de maio de 2013

2ª Conferência Municipal de Cultura de Limeira



Inscrição da 2ª Conferência Municipal de Cultura de Limeira.
Será nos próximos dias 07,08 e 09 de Junho no Teatro Nair Bello.

 conferencialimeira@hotmail.com antecipadamente e evite filas.


Antecipe sua inscrição.
Evite fila.

Contamos com sua presença.


Programação:
07/06 (sexta-feira): 19h – Abertura
08/06 (sábado): a partir das 08h30 – Discussão de 2 temas
09/06 (domingo): a partir das 08h30 – Discussão de 2 temas +  Eleição de Delegados para Etapa Estadual + Eleição do Conselho Municipal de Política Cultural (para a votação, é exigido a participação de no mínimo 50% na Conferência)

domingo, 26 de maio de 2013

ACARTE SOLICITA EMENDAS PARA A NOVA LEI DO CONSELHO DE POLÍTICAS CULTURAIS

ACARTE SOLICITA EMENDAS PARA A NOVA LEI DO CONSELHO DE POLÍTICAS CULTURAIS DE LIMEIRA




Farid emenda projeto do Conselho de Cultura a pedido da Acarte

Previsto para ser votado na Sessão Ordinária da próxima segunda-feira (27), o projeto de lei 180/13, de autoria do Prefeito Paulo Hadich (PSB), que cria o Conselho Municipal de Política Cultural de Limeira (CMPC), receberá três emendas de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT), com alterações no mecanismo, solicitadas pelos integrantes da Associação Cultural de Artistas e Técnicos de Limeira (Acarte).
As emendas foram protocoladas na Câmara Municipal de Limeira nesta sexta-feira (24), após reunião realizada no Legislativo, com Marcos Lima, Otacílio Cesar Monteiro e Eliseu Pereira, representando a Acarte; Farid e o secretário da Cultura, Nivaldo Pereira de Menezes. “Os pedidos foram feitos pela Acarte e tiveram o apoio do secretário, visando ampliar a participação popular no Conselho”, garantiu Farid.
Entre as mudanças sugeridas pelo professor, está a retirada de um parágrafo que aponta que os membros da sociedade civil não poderão ser integrantes de direção/coordenação de Instituição, Entidade, Organização e Cooperativa. “A ideia desta emenda, por exemplo, é valorizar ainda mais a participação da população, interesse, inclusive, do Executivo”, justificou Farid.

(foto da reunião)

Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira / SP

sábado, 25 de maio de 2013

PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS - ESCOLAS DE LIMEIRA APTAS



LISTAGEM DAS ESCOLAS DE LIMEIRA APTAS A RECEBEREM
PROJETOS CULTURAIS.

BENEDICTA DE TOLEDO
 PROFA EMEIEF GRAZIELA CASCIANO MILANESI
RUA JOAQUIM CARLOS WISS SN
PARQUE HIPOLITO EXPEDICIONARIO
19 34957203 34420227 EMEIEFBENEDICTA@IBEST.COM.BR


ARACY NOGUEIRA GUIMARAES
 PROFA EMEIEF MARIA ELIETE LACERDA
AVENIDA DOUTOR ANTONIO DE LUNA 1465
JARDIM LAGOA NOVA

ARY GOMES DE CASTRO TENENTE AVIADOR EMEIEF
ANA MARIA SPAGNOL TREVISOL
RUA JACOB DE GASPARI 71 TATU

MARTIM LUTERO EMEIEF R
LUCIANA TOQUINI DE LIMA SILVA
RODOVIA MARTINHO LUTERO KM 3 SN
BAIRRO DOS PIRES

MAURICIO SEBASTIAO FERREIRA PADRE CEIEF
TANIA DO AMARAL GOMES
RUA JOAO POMPEO FILHO 571 JARDIM DO LAGO

  
ALFREDO CHRISTIANO STAHLBERG EMEIEF
LUCIANA TOQUINI DE LIMA SILVA
VIA MARTIM LUTERO KM 10 SN SITIO SANTA R BAIRRO DOS FRADES


DOM  TARCISIO ARIOVALDO AMARAL
REGINA HELENA FERREIRA BARREIRA
AVENIDA DOUTOR ANTONIO DE LUNA SN PARQUE RESIDENCIAL AEROPORTO



LISTAGEM COMPLETA:



Escolas Participantes - Programa Ensino Médio Inovador (MEC)
12 Escolas de Piracicaba
05 Santa Barbara D’Oeste
05 Americana
08 Araras
00 LIMEIRA

LISTAGEM COMPLETA:



Como participar?

Escolas e iniciativas culturais vão criar juntas um Plano de Atividade Cultural, em diálogo com um ou mais eixos temáticos propostos pelo programa. Os projetos serão cadastrados e enviados, pelos responsáveis das escolas, via SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) até o dia 30 de junho de 2013. O processo de avaliação será conduzido pelos dois Ministérios, MinC e MEC.



FONTE DE INFORMAÇÕES:  SAIBA MAIS



quarta-feira, 1 de maio de 2013

PROGRAMA "MAIS CULTURA NAS ESCOLAS"





O que é "Mais Cultura nas Escolas"

Mais Cultura nas Escolas é o resultado da parceria MinC e MEC para promover o encontro de iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil,  democratizar o acesso à cultura e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares do ensino básico. Artistas, mestres das culturas populares, cinemas, pontos de cultura, museus, bibliotecas, arte educadores e outras iniciativas culturais agora podem elaborar Planos de Atividade Cultural em diálogo com projetos pedagógicos e com os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas.
As atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola por no mínimo 6  (seis) meses, valendo-se das mais diversas linguagens artísticas (música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais, etc.) e manifestações da cultura (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, mestre e saberes populares, etc.).

Eixos Temáticos
Os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas foram criados considerando a diversidade da cultura brasileira e das manifestações artísticas atuais, em que as diferentes linguagens apresentam-se em diálogo constante. São 9 (nove) eixos para incentivar projetos voltados, entre outros temas, a atividades em museus, pontos de cultura, cinemas e outros espaços culturais; à criação, circulação e difusão artística; à cultura digital e comunicação; ao patrimônio material e imaterial; às tradições orais; às culturas indígenas e à cultura afrobrasileira.

Recursos
Em 2013 serão investidos R$ 100 milhões para financiar 5 (cinco) mil projetos. Cada um dos contemplados vai dispor de valores entre R$ 20 e R$ 22 mil reais. Os recursos financiam, entre outros itens, a contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas. Os valores serão repassados diretamente às escolas via PDDE/ FNDE (Programa Dinheiro Direto na Escolas/ Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).

Atores
iniciativas culturais
Pessoas física ou jurídica, indivíduos ou grupos que desenvolvem práticas e pesquisas em artes, patrimônio, cultura popular, etc. Entidades como bibliotecas, pontos de cultura, museus, cinemas e outros espaços. O melhor meio de encontrá-las é explorar territórios educativos potenciais em torno da escola, atentando aos espaços e atores da cultura.   
escolas
Poderão inscrever projetos cerca de 34 mil escolas da rede pública, espalhadas por todo o Brasil, ativas nos Programas "Mais Educação" e "Ensino Médio Inovador" (MEC) até 2012. Mais informações sobre as escolas participantes nos links e documentos relacionados, ao lado, aqui nessa página digital.


Resolução/CD/FNDE nº 30, de 3 de agosto de 2012

Como participar?
Escolas e iniciativas culturais vão criar juntas um Plano de Atividade Cultural, em diálogo com um ou mais eixos temáticos propostos pelo programa. Os projetos serão cadastrados e enviados via SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação). O processo de avaliação será conduzido pelos dois Ministérios, MinC e MEC.

Saiba Mais
Para saber mais sobre o conceito, condições de participação e funcionamento do Mais Cultura nas Escolas navegue explore documentos e links relacionados nessa página. Para informações adicionais escreva para maisculturanasescolas@cultura.gov.br. 















É o encontro de projetos pedagógicos de escolas da rede pública com experiências culturais e artísticas diversas.
  É um convite à construção de processos educativos abrangentes e colaborativos – iniciativas culturais e artísticas, comunidade e escola.
  É resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação Básica (MEC) e a Secretaria de Políticas Culturais do (MinC), marcando o inicio de intersecções estratégicas entre os Planos Nacionais de Educação (PNE) e Cultura (PNC). 



São objetivos do Mais Cultura nas Escolas:
  1. desenvolver atividades que promovam a interlocução entre experiências culturais e artísticas locais e o projeto pedagógico das escolas públicas;
  2. promover, fortalecer e consolidar territórios educativos, valorizando o diálogo entre saberes comunitários e escolares, integrando na realidade escolar as potencialidades educativas do território em que a escola está inserida;
  3. ampliar a inserção de conteúdos artísticos que contemplem a diversidade cultural na vivência escolar, bem como o acesso a diversas formas de linguagens artísticas;
  4. proporcionar o encontro da vivência escolar com as manifestações artísticas desenvolvidas fora do contexto escolar;
  5. promover o reconhecimento do processo educativo como construção cultural em constante formação e transformação;
  6. fomentar o comprometimento de professores e alunos com os saberes culturais locais;
  7. integrar experiências artísticas e culturais locais no projeto político pedagógico das escolas públicas, contribuindo para a ampliação do número de agentes sociais responsáveis pela educação no território; e
  8. proporcionar aos alunos vivências artísticas e culturais promovendo a afetividade e a criatividade existentes no processo de ensino e aprendizagem.



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Aline Savazzi