O que é "Mais Cultura nas Escolas"
Mais Cultura nas Escolas é o
resultado da parceria MinC e MEC para promover o encontro de iniciativas
culturais e escolas públicas de todo o Brasil, democratizar o acesso à
cultura e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades
escolares do ensino básico. Artistas, mestres das culturas populares, cinemas,
pontos de cultura, museus, bibliotecas, arte educadores e outras iniciativas
culturais agora podem elaborar Planos de Atividade Cultural em diálogo com
projetos pedagógicos e com os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas.
As atividades serão desenvolvidas
dentro ou fora da escola por no mínimo 6 (seis) meses, valendo-se das
mais diversas linguagens artísticas (música, teatro, audiovisual,
literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais, etc.) e manifestações
da cultura (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário,
mestre e saberes populares, etc.).
Eixos Temáticos
Os eixos temáticos do Mais
Cultura nas Escolas foram criados considerando a diversidade da cultura
brasileira e das manifestações artísticas atuais, em que as diferentes
linguagens apresentam-se em diálogo constante. São 9 (nove) eixos para
incentivar projetos voltados, entre outros temas, a atividades em museus,
pontos de cultura, cinemas e outros espaços culturais; à criação, circulação e
difusão artística; à cultura digital e comunicação; ao patrimônio material e
imaterial; às tradições orais; às culturas indígenas e à cultura
afrobrasileira.
Recursos
Em 2013 serão investidos R$
100 milhões para financiar 5 (cinco) mil projetos. Cada um dos
contemplados vai dispor de valores entre R$ 20 e R$ 22 mil reais. Os
recursos financiam, entre outros itens, a contratação de serviços
culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas. Os valores
serão repassados diretamente às escolas via PDDE/ FNDE (Programa Dinheiro
Direto na Escolas/ Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).
Atores
iniciativas culturais
Pessoas física ou jurídica,
indivíduos ou grupos que desenvolvem práticas e pesquisas em artes, patrimônio,
cultura popular, etc. Entidades como bibliotecas, pontos de cultura, museus,
cinemas e outros espaços. O melhor meio de encontrá-las é explorar territórios
educativos potenciais em torno da escola, atentando aos espaços e atores da
cultura.
escolas
Poderão inscrever projetos cerca
de 34 mil escolas da rede pública, espalhadas por todo o Brasil, ativas nos
Programas "Mais Educação" e "Ensino Médio Inovador" (MEC)
até 2012. Mais informações sobre as escolas participantes nos links e
documentos relacionados, ao lado, aqui nessa página digital.
Resolução/CD/FNDE nº 30, de 3 de agosto de 2012
Como participar?
Escolas e iniciativas culturais
vão criar juntas um Plano de Atividade Cultural, em diálogo com um ou mais
eixos temáticos propostos pelo programa. Os projetos serão cadastrados e
enviados via SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do
Ministério da Educação). O processo de avaliação será conduzido pelos dois
Ministérios, MinC e MEC.
Saiba Mais
Para saber mais sobre o conceito,
condições de participação e funcionamento do Mais Cultura nas Escolas navegue
explore documentos e links relacionados nessa página. Para informações
adicionais escreva para maisculturanasescolas@cultura.gov.br.
É o encontro de projetos pedagógicos de escolas da rede
pública com experiências culturais e artísticas diversas.
É um convite à construção de processos
educativos abrangentes e colaborativos – iniciativas culturais e artísticas,
comunidade e escola.
É resultado de uma parceria entre a Secretaria
de Educação Básica (MEC) e a Secretaria de Políticas Culturais do (MinC),
marcando o inicio de intersecções estratégicas entre os Planos Nacionais de
Educação (PNE) e Cultura (PNC).
São objetivos do Mais Cultura nas Escolas:
- desenvolver atividades que promovam a interlocução entre experiências culturais e artísticas locais e o projeto pedagógico das escolas públicas;
- promover, fortalecer e consolidar territórios educativos, valorizando o diálogo entre saberes comunitários e escolares, integrando na realidade escolar as potencialidades educativas do território em que a escola está inserida;
- ampliar a inserção de conteúdos artísticos que contemplem a diversidade cultural na vivência escolar, bem como o acesso a diversas formas de linguagens artísticas;
- proporcionar o encontro da vivência escolar com as manifestações artísticas desenvolvidas fora do contexto escolar;
- promover o reconhecimento do processo educativo como construção cultural em constante formação e transformação;
- fomentar o comprometimento de professores e alunos com os saberes culturais locais;
- integrar experiências artísticas e culturais locais no projeto político pedagógico das escolas públicas, contribuindo para a ampliação do número de agentes sociais responsáveis pela educação no território; e
- proporcionar aos alunos vivências artísticas e culturais promovendo a afetividade e a criatividade existentes no processo de ensino e aprendizagem.
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