sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PROJETO - CIRCO LONGE DA ESCOLA




Trata-se de um Projeto de Lei nº320/10,de autoria da nobre Vereadora Iraciara das Dores Basseto Barollo Sagioro, que dispõe sobre expedição de alvará de funcionamento para circos, parques de diversões, eventos e similares e dá outras providências. (Prejudicado por apresentação de emenda) 


http://www.camaralimeira.sp.gov.br/noticia.php?codigo=3317

O mesmo poderá voltar à pauta do dia 06/02/2012

POSIÇÃO DA ACARTE EM CONSONÂNCIA COM OS ARTISTAS DA ÁREA 
CIRCENSE DE LIMEIRA



Limeira, 03 de Fevereiro de 2012
Prezado Srs Vereadores


Nós da ACARTE - Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira, queremos expressar o nosso descontentamento com referência ao Projeto de Lei Projeto de Lei nº320/10 da autoria da Vereadora Iraciara Basseto (PV), O qual  diz respeito a expedição de alvarás para funcionamento de circos, parques de diversões, eventos e similares e dá outras providências.

Pela proposta, atividades circenses, bem como de parque de diversões e similares, deverão ser realizadas ha 100 metros de  distância  de  templos  religiosos, hospitais  e estabelecimentos  de ensino.

Nós artistas e produtores culturais da cidade de Limeira e até mesmo de todo o Brasil, juntamente com o Ministério da Cultura, estamos buscando até mesmo levar o Circo até para dentro dos estabelecimentos de ensino, visto que o mesmo é de uma riqueza cultural muito grande  e que traz junto consigo conhecimentos desde ás eras mais remotas.

Em Limeira não temos espaços adequados direcionados para este tipo de atividade, como também os mesmos não trazem nenhum prejuízo ás entidades religiosas.

Questões que nos deixam sem respostas:

1 - Quais são as Igrejas aqui  representadas neste projeto?  
2 - Quais foram as entidade culturais e de eventos consultadas sobre este projeto?
3 - Qual a base de pesquisa que levou a nobre Vereadora a tomar esta decisão?
4 - Quais são os incômodos causados por um Circo?
5 - Quais serão os benefícios trazidos com este projeto?
6 - Quais são os locais para onde os circos poderão migrar, sem que haja uma igreja ou escola por perto?

No caso de se aprovar um projeto desses, o primeiro prejuízo seria com o local mais tradicional de Limeira no que se refere à instalação de Circos. ( o antigo campo da Internacional de Limeira ).
Em segundo, o Local onde hoje está montado um parque no Jd. Nsra Das Dores, entre outros, visto que hoje em Limeira, temos sempre uma Escola ou uma Igreja em toda a cidade.

O Circo é uma entidade milenar de cultura indiscutível e que sempre contribuiu para a formação do indivíduo e também para o lazer.
Gostaríamos que este projeto fosse vetado ou no mínimo readequado, mediante consultas e discussões sobre o tema.

Gostaríamos de poder contar com Vossa Senhoria para tal, como também nos disponibilizar para  buscar alternativas do tipo: Concessão de Terrenos específicos para tais instalações sem prejuízo para nenhuma das partes.


Nós artistas agradecemos a compreensão e nos disponibilizamos para discutirmos o assunto.


Muito obrigado

Marcos Lima
Presidente ACARTE 

2 comentários:

  1. MAS QUE PORCARIA É ESSE????? DESDE QDO O CIRCO PREJUDICA ALGUM SETOR DA COMUNIDADE????

    ResponderExcluir
  2. Talvez seja um problema de leitura, interpretação confesso que não li a integra da proposta, a priori, considero ruim e tendenciosa pode ser que nas entrelinhas haja boa vontade, por hora não parece, afinal a atividade circense, deve ser um das mais antigas manifestações culçturais humana e na nossa provinciana cidadela não possui espaço determinado para que seja manifesta! creio que desde que haja , seja criado um espaço para tal fiunalidade, tudo bem que seja criada a lei de delimitação, mas em caso contrário. não não e não, a propósito: não mesmo!

    ResponderExcluir

ACARTE CONHECE...

ACARTE CONHECE...
Aline Savazzi