terça-feira, 30 de abril de 2013

FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA



PARTICIPE



Secretaria da Cultura de Limeira vai aderir ao Sistema Nacional de Cultura

Um dos planos de governo do prefeito Paulo Hadich é incluir o município ao Sistema Nacional de Cultura. Todos os procedimentos estão em fase de avaliação para posterior assinatura para que o município se integre ao Sistema. 

A Constituição de 1988, em seu artigo 215, diz que "o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais". Desde então o tema começou a ser abordado de forma mais democrática e inclusiva. Além disso, a Cultura passou a ser vista nos aspectos simbólico-cidadã e econômico.

O Conselho Municipal de Política Cultural é uma instância colegiada de caráter permanente, consultivo, normativo e deliberativo, vinculada ao poder executivo, com uma estrutura pertencente ao órgão da administração pública responsável pela área da Cultura. No caso de Limeira, a Secretaria da Cultura.

No aspecto de construção de políticas públicas culturais, em conjunto com a sociedade, talvez seja um dos objetivos mais importantes.

Criado por lei tem como principais atribuições: propor e aprovar, a partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar a sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura (Fundo de Cultura) e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos.

Fóruns Setoriais:
Os Fóruns Setoriais são reuniões com as pessoas envolvidas na área cultural e tem por objetivos básicos, unir as pessoas afins, elencar informações, organizá-las e encaminha-las àqueles que irão representá-los no Conselho Municipal de Política Cultural.

Representado por pessoas pró ativas, interessadas, comprometidas pela área e aptas a representar o segmento, elegerão um representante e um suplente para ocuparem um assento no Conselho Municipal de Cultura.

Abaixo segue as datas e horários de realização dos fóruns para formação do Conselho Municipal de Política Cultural de Limeira e os respectivos profissionais da área:

Patrimônio e Arquitetura – 02/05 (quinta-feira) às 19h - Palacete Levy - Arquiteto, Urbanista, Paisagista, Engenheiro Civil, Arqueólogo, Historiador, Antropólogo, Pesquisador, Museólogo, Restaurador, Conservador, Topógrafo, Geólogo, Tecnólogo.

Literatura – 06/05 (segunda-feira) às 19h - Palacete Levy - Escritor, Poeta, Romancista, Contista, Cronista, Dramaturgo, Roteirista, Novelista, Biblioteconomista.

Organização Cultural Não-Governamental – 07/05 (terça-feira) às 19h - Palacete Levy - Grupos do Terceiro Setor, Pontos de Cultura, Associações, Faculdade/Universidade

Cultura Popular – 08/05 (quarta-feira) às 19h - Palacete Levy - Culturas Regionais, Estrangeira e Étnicas, Capoeira, Agremiações Carnavalescas e Folclóricas

Artesanato – 09/05 (quinta-feira) às 19h - Bonecos e Fantoches, Jóias e Bijuterias, Louças e Cerâmica, Tecelagem e Fiação, Trabalhos em Madeira, Tricô e Bordados, Reciclado, Customização, Luthier além de outras técnicas realizadas com as mãos.

Dança - 10/05 - segunda-feira, às 19h - Palacete Levy - Bailarino, Dançarino, Coreógrafo, Professor, Maitre, Ensaiador.

Arte Visual – 11/05 (sábado) às 10h - Palacete Levy - Pintor, Desenhista, Escultor, Gravador, Fotógrafo, Grafiteiro, Cartunista, Colecionador, Artista Plástico, Designer, Artista Digital, Artista de Audiovisual, Estilista, Caricaturista, Professor de Artes Plásticas

Produtor Cultural – 13/05 (segunda-feira) às 19h - Palacete Levy - Antiquário, Companhia Teatral, Construtora, Cooperativa de Artesanato, Distribuidora, Divulgadora, Editora, Empresa Circense, Empresa de Arquitetura, Empresa de Consultoria, Empresa de Designer, Empresa de Produção Cultural, Empresa de Publicidade, Empresa Musical, Exibidora, Galeria, Gráfica, Indústria, Livraria, Loja de Produtos Artesanais, Loja de Produtos de Designer, Produtora de Ópera, Produtora Cinematográfica, Produtora de Circo, Produtora de Dança, Produtora de Espetáculos de Teatro, Produtora de Feiras Produtora de Feiras e Festivais, Produtora de Festivais, Produtora de Shows, Produtora Fonográfica, Produtora Musical, Promotora do Livro e da Leitura, Sebo.

Trabalhadores da Cultura – 15/05 (quarta-feira) às 19h - Palacete Levy - Aderecista, Arquivista, Arte Educador, Artista Gráfico, Assistente de Câmera, Assistente de Som, Atendente de Locadora de Vídeo, Bibliotecário, Bilheteiro, Cabeleireiro, Camareira, Capista, Caracterizador, Cartógrafo, Cinegrafista, Copidesque, Copista, Cortineiro, Costureira, Crítico, Desenhista, Designer, Dublador, Eletricista, Engenheiro de Som, Figurinista, Gestor Cultural, Iluminador, Jornalista, Locutor, Maquiador, Maquinista, Marceneiro, Mestre de Pista, Microfonista, Monitor, Museólogo, Operador de Luz, Operador de Som, Porteiro, Preparado: Texto, Vocal e Corporal, Preparador de Texto, Produtor Fonográfico, Projecionista, Restaurador, Revisor, Sonoplasta, Técnico de Computação Gráfica, Técnico de Finalização Gráfica, Técnico de Palco, Técnico de Serviços de Apoio Administrativo, Técnico de Serviços de Infraestrutura dos Equipamentos Culturais, Técnico de Som, Tradutor, Transcritor, Vendedor de Produtos Culturais.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone da Cultura: (19) 3451 0502, ou no blog da Cultura www.culturadelimeira. wordpress.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACARTE CONHECE...

ACARTE CONHECE...
Aline Savazzi