domingo, 28 de agosto de 2011
CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE LIMEIRA
sábado, 20 de agosto de 2011
ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE LIMEIRA
No dia 13 de Junho de 2011, foi enviado para a Câmara Municipal de Limeira, o Projeto de Lei 155 de 03/07/2011, que cria o "Conselho Municipal de Cultura de Limeira", o qual foi encaminhado para votação no dia 25/07 /2011.
Na referida lei, consta em seu Art. 2º , parágrafo único, que: "O conselho Municipal de Cultura de Limeira constitui-se como órgão normativo e consultivo em matérias relacionadas à cultura no Município.
=====================================================
( O que significa isso ? ) Significa que o Conselho Municipal de Cultura de Limeira, não poderá "deliberar".
SEGUNDO O DICIONÁRIO:
Significado de Deliberar
v.t. e v.i. Resolver ou decidir mediante discussão e exame.
Refletir sobre decisão a tomar.
Tomar decisão.
Premeditar.
===========================================================
Segundo a Cartilha que institui o SISTEMA NACIONAL DE CULTURA, para que os Municípios recebam verbas do FNC - Fundo Nacional de Cultura. Os municípios terão que constituir um CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA "Consultivo e Deliberativo".
Para que o mesmo possa:
A partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura; e fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federativas. O Conselho deve ter na sua composição pelo menos 50% de representantes da sociedade civil, eleitos democraticamente pelos respectivos segmentos, e ser instituído em todas as instâncias da Federação (União, Estados, Municípios e Distrito Federal).
* No dia 25/07/2011, data em que foi apresentado o Projeto de Lei 155 de 03/07/2011, que cria o "Conselho Municipal de Cultura de Limeira", O Vereador Paulo Hadich apresentou emenda solicitando acréscimo da palavra "Deliberativo" ao texto do referido PL, sendo assim o mesmo retirado de pauta para avaliação pelo setor Jurídico da Câmara Municipal de Limeira.
O referido o Projeto de Lei 155 de 03/07/2011, que cria o "Conselho Municipal de Cultura de Limeira" volta nesta segunda-feira 22/08/2011 para votação SEM ALTERAÇÕES EM SEU CONTEÚDO”.
Quer dizer: “ Não foram aceitas as argumentações sobre a necessidade da complementação ao texto, onde consta que o "Conselho Municipal de Cultura de Limeira" será somente Consultivo e não Deliberativo.
Vale a pena lembrar aos nossos produtores culturais, agentes culturais e sociedade civil, que:
· Nesses termos, não teremos voz ativa em nosso conselho.
· Não estaremos de acordo com a cartilha que rege o Sistema Nacional de Cultura.
· Assim que o PROCULTURA for aprovado pelo Congresso Nacional, não receberemos verbas para nossas produções Culturais, lembrando que o PROCULTURA substituirá a atual Lei Rouanet.
CIDADES VISINHAS QUE JÁ TÊM CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DELIBERATIVO E SONSULTIVO:
Campinas, Rio Claro, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, São Carlos...
· PERGUNTA:
SERÁ QUE O PODER PÚBLICO NÃO ACREDITA NA COMPETÊNCIA DOS NOSSOS AGENTES CULTURAIS, PRODUTORES E SOCIEDADE CIVIL?
Fica aí a reflexão.....
Marcos Lima
Presidente ACARTE
ACARTE NA CÂMARA DOS VEREADORES DE LIMEIRA

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (15/08), Marcos Lima, Presidente da Acarte (Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira) e parecerista do Ministério da Cultura fez uso da palavra na Câmara Municipal.
Na ocasião Marcos falou sobre a lei que cria o Conselho Municipal de Cultura. Segundo ele, o Projeto Pró Cultura que tramita no Congresso Federal é um substitutivo a Lei Rouanett. “O Pró Cultura vislumbra o Fundo Municipal de Cultura (FMC), o qual destinará verbas para os Estados que, então encaminharão os recursos para os municípios, sendo que estes devem integrar o Sistema Nacional de Cultura para fazerem uso dos recursos”, disse Marcos.
Marcos destacou ainda que o Sistema Nacional de Cultura disponibilizou uma cartilha que deve ser seguida para a criação do Conselho. “É preciso criar em Limeira o Conselho Municipal, e que este seja consultivo e deliberativo, cumprindo assim as exigências do Sistema Nacional de Cultura. Com isso a cidade passará a usufruir das verbas repassadas, sendo o Conselho, responsável pelo acompanhamento dos recursos que virão para o município”, afirmou Marcos.
O vereador Paulo Hadich (PSB) ressaltou a importância da participação popular no Conselho e Ronei Martins (PT) reforçou que é preciso democratizar o acesso aos recursos destinados a Cultura para a população que produz cultura no país.